quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Samuel - Jovem Irrepreensível

I Samuel 1-16; 19: 18-24; 25:1; 28
Havia em Israel um casal, Elcana e Ana. Ana não podia ter filhos, mas seu marido a amava muito. Ela queria muito ter um filho, orava ao Senhor sempre e um dia fez um voto diante de Deus. Ana prometeu que se Deus a permitisse que engravidasse ela entregaria seu filho a Deus para sempre (I Samuel 1: 11).


Deus atendeu ao clamor de Ana, ela e seu marido coabitaram e ela concebeu a um filho, a quem chamou de Samuel, que quer dizer: "Do Senhor o pedi." Ana entregou Samuel para servir ao Senhor junto a Eli, sacerdote de Senhor, no Tabernáculo (I Samuel 1: 19-28). Deus foi fiel a Ana e lhe permitiu ter mais três filhos e duas filhas (I Samuel 2: 20-21).


Samuel, mesmo menino, cresceu ministrando perante o Senhor. Ele vivia em uma época de promiscuidade, corrupção e idolatria praticada por toda aquela nação, inclusive os sacerdotes filhos de Eli que eram filhos de Belial (I Samuel 2: 12-18).

Mas por que a vida de Samuel é um exemplo para nós nos dias de hoje?

1º) A Família de Samuel temia a Deus.
Samuel foi entregue a Deus antes mesmo de ser gerado no ventre de sua mãe. Ana confiava em Deus mesmo com tamanha dor e sofrimento de uma mulher estéril. Ter um filho e entregá-lo a Deus podia até parecer loucura pois ela não estaria com ele todos os dias, não cresceria com seu filho, mas ela desejava por um filho e sabia que só Deus podia operar esse milagre.
Hoje há tantas famílias destruídas. Mães e Pais que abandonam e matam seus filhos e filhos que maltratam e também matam seus pais. Vemos nossa família ser destruída e ficamos parados só observando. Temos que orar por nossos familiares, coloca-los diante de Deus e clamar por suas vidas. Temos que orar por nossas futuras famílias, pedir a Deus que nos capacite para sermos bons maridos, esposas, pais.


O resultado da entrega de Ana:
2º) Samuel era irrepreensível diante de Deus.
Samuel cresceu no Tabernáculo com Eli e seus filhos, Hofni e Finéis. Samuel via os filhos de Eli pecando contra Deus. A Bíblia fala no versículo 22 do capítulo dois que eles se deitavam com as mulheres que serviam à porta da congregação. Mas mesmo com tudo isso acontecendo ao seu redor Samuel permaneceu firme e no capítulo três ele aprende a ouvir a voz de Deus e assim o filho de Ana que foi entregue a Deus se tornaria um grande profeta em Israel.


Precisamos viver de acordo com os princípios e preceitos de Deus para nossa vida, honrar o Seu nome e nos fortalecermos em Sua palavra pra não pecar contra Ele. Como Samuel temos ao nosso redor tanta coisa "boa" que podemos fazer, mas que nos afasta de Deus, que entristece ao Pai. Não ceda aos desejos de sua carne, busque a cada dia mais aquilo que Deus quer pra Sua vida. Viva os princípios de Deus!


3º) Deus escolhe Samuel como Profeta em Israel.
Samuel honrou a Deus e também foi honrado por Ele. Deus pôs Samuel como Profeta em Israel e tudo o que Deus queria falar ao povo e o povo a Deus era por intermédio dele. Deus usou Samuel para ungir a Saul, o primeiro rei em Israel, para ungir Davi, um grande rei e o nosso próximo exemplo, para repreender as ações dos reis e do povo de Israel e também para abençoar aquele povo escolhido.


Deus não é um velho barbudo que está no céu querendo que façamos tudo certo apenas para Ele se agradar. Ele poderia fazer isso pois Ele é soberano, mas Deus também AMA, se ENTRISTECE, se ALEGRA. Temos que fazer as coisas com o propósito de agradar a Deus, de fazê-Lo sorrir e podemos ter a certeza que Ele também nos fará sorrir, nos dará uma felicidade imensa, um amor incondicional. Samuel poderia seguir os filhos de Eli nos seus delitos e pecados, mas escolheu por seguir a Deus, por se entregar ao Pai e confiar nos propósitos d'Ele pra sua vida.


Eu espero que Samuel, que é um grande exemplo pra minha vida, seja também um grande exemplo pra você. Que o seu desejo esteja nas coisas do Senhor, nos propósitos de Deus pra sua vida. Que você possa experimentar o amor incondicional que Deus tem pra te dar e a infinita alegria que estar com Deus proporciona. MESMO COM TRIBULAÇÕES, VOCÊ SERÁ A PESSOA MAIS FELIZ DO MUNDO.


Deus abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário