segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Davi - Jovem Segundo o Coração de Deus

Saul havia pecado contra Deus e Este o rejeitou. Deus então enviou Samuel a Jessé, o belemita e lhe diz que dentre os seus filhos Ele proveu um rei para Si. (Samuel 16) Depois de ser ungido por Samuel e ter recebido o Espírito do Senhor, que se retirou de Saul, Davi se tornou escudeiro de Saul, derrotou o gigante Golias, teve grande amizade com Jônatas, filho de Saul e se tornou rei de Israel. (Samue17 - II Samuel 5) Até aqui só citei bençãos da vida de Davi, mas será que foi por elas que Davi é chamado de JOVEM SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS? Não. Davi viveu grandes tribulações, pecou e por suas atitudes nessas situações foi chamado dessa maneira.


Davi poupa a vida de Saul.


Quando Davi derrotou o gigante Golias, teve grande fama em Isarel. As mulheres cantavam: "Saul feriu os seus milhares, porém Davi, os seus dez milhares." Por isso Saul teve grande indignação por Davi. Saul começou a persegui-lo com a intenção de matá-lo (I Samuel 18:17 ; 19:8-11) e Davi fogia de Saul (I Samuel 19:12 ; 21:10-15: 22:1-5). 


Nós quando somos perseguidos, rejeitados, humilhados por alguém, queremos vingança, fazer do mesmo jeito. Davi teve essa oportunidade. Por duas vezes podia matar Saul, porém Davi poupou a vida do rei Saul. (I Samuel 24 ; 26: 1-16). Davi dá outra grande prova de ser um grande homem. Ao saber da morte de Saul e Jônatas, a Bíblia diz que Davi chora e lamenta profundamente. ( II Samuel 1). Ninguém esperava essa atitude de Davi, mas ele assim agiu pois amava-os apesar de tudo que passou.


Davi comete adultério.


Quando não conhecemos a história de Davi, até chegar a este ponto nunca imaginamos que ele faria isto. Ficamos até um pouco decepcionados. Davi viu uma mulher chamada Bate-Seba, que era mui formosa. Ele mandou que a buscassem e se deitou com ela. Depois disso mandou Joabe por Urias, marido de Bate-Seba, na linha de frete do exercito pra que ele morresse. Davi então foi repreendito por Deus atravéns de Natã, profeta. Davi se humilhou reconhecendo seu pecado, pediu perdão a Deus e mesmo Deus o castigando com a morte do filho que Bate-Seba teve, Davi adorou ao Senhor. Davi casou-se com Bate-Seba e teve um filho chamado Salomão, o Senhor o amou e este seria um grande rei de Israel. (II Samuel 11 e 12) 


Podemos até ficar escandalizados com Davi. Mas eu prefiro admirar uma grande qualidade de Davi e que devemos ter conosco. Davi era uma pessoa que quando pecava se arrependia amargamente, se humilhava e pedia perdão a Deus. E Davi abandonava a prática daquele pecado.


Davi levanta censo em Israel.


O Povo é de Deus e não dos reis ou dos representantes da terra. Davi não quis apenas fazer um simples censo, mas queria saber com essa contagem, o número dos guerreiros de Israel como se fossem dele. Ele deixou de confiar na proteção de Deus para confiar na força do povo! Davi queria mostrar poder e grandeza. Porém mas uma vez Davi se arrependeu de seu pecado. A Bíblia em II Samuel 24:10 diz que Davi sentiu bater-lhe o coração e reconhecendo seu erro pediu perdão a Deus. O castigo foi escolhido por Davi e Deus derramou pestes sobre a terra de Israel e Davi pergunta a Deus porque o povo sofria se foi ele quem pecou e pediu que Deus pesasse a mão sobre ele e a casa de seu pai.


Não adianta tentarmos medir nossa força ou poder, ou pensarmos que temos alguma força ou poder. Somos totalmente dependentes de Deus. Sem Ele somos exatamente NADA! Davi aqui nos dá também uma lição de assumir nossos erros e pagarmos por ele. Davi não se agradou em ver os outros pagando pelos seus erros. Precisamos assumir as nossas falhas e não permitir que outros "paguem o pato".


Conclusão


Davi, depois de Jesus, se não for o mais, é um dos nomes citados na Bíblia. Em toda situação de sua vida Davi consultava ao Senhor pra fazer a vontade do Pai. Ele foi um Jovem Segundo o Coração de Deus pois era um servo que temia e tremia diante de d'Ele. Vimos isso nos exemplos acima quando ele poupa a vida de Saul, quando ele peca cometendo adultério, levanta o senso, mas reconhece o seu pecado, se arrepende, pede perdão a Deus e toma a atitude de mudar, de não cometer mais aquele pecado.


As vezes pensamos que Davi tinha que ter sido Santo para ser chamado dessa maneira. Mas podemos ver que Davi buscou isso. Que apesar de suas falhas, Davi não se entregava e seus erros o faziam crescer e o tornar um grande rei de Israel. Antes de morrer, Deus ainda cumpre a promessa que fez a Davi e Salomão, seu filho, é constituído rei em Israel.




Deus abençõe!

Um comentário:

  1. Davi faz alusão à uma busca incessante por Deus. o que clamar na angústia, mas reconhece a soberana do mesmo, o que tinha medo, porém confiava no Pai.
    Davi... o homem segundo o coração de Deus... De fato é isso que o Senhor almeja que sejamos

    ResponderExcluir